• Luiza Trivelli

Restituição do Imposto de Renda: 4 dúvidas comuns

A restituição do imposto de renda, ou seja, o recebimento de parte de seu dinheiro pago à Receita Federal de volta, acontece quando um contribuinte paga mais impostos do que deveria ao longo do ano.


Quando o assunto é imposto de renda, muitas dúvidas surgem, e não é diferente em relação à sua restituição. Continue lendo, que vamos te explicar direitinho!




Em que casos a restituição pode ocorrer?


Em grande parte das vezes, as pessoas já têm seus impostos recolhidos diretamente na folha de pagamento, e em muitos casos pode-se diminuir o imposto também por meio de declarações de dependentes, despesas médicas e contribuição ao INSS, por exemplo.


Como verifico se minha restituição foi liberada?


Por meio do site da Receita Federal ou ligando para o Receitafone no número 146, é possível verificar a liberação da sua restituição do IR. Também é possível checar o extrato da sua declaração, para observar se há possíveis informações desencontradas.


Como é feito o pagamento?


O pagamento é feito diretamente em sua conta bancária. É preciso fazer um pedido de pagamento ao Banco do Brasil, caso perceba algum erro em seus dados bancários. A restituição do Imposto de Renda é corrigida pela Taxa Selic, mas deixa de sofrer acréscimos ao ser disponibilizada ao contribuinte.


O que fazer se ainda não tiver recebido a restituição?


Caso você ainda não tenha recebido sua restituição, o primeiro passo a tomar é verificar se todos os seus dados estão corretos ou se existe alguma pendência em sua declaração.


Caso esteja tudo correto, verifique em qual etapa se encontra sua declaração:


- Em processamento: sua declaração foi recebida e está na base de dados da Receita Federal, mas seu processamento ainda não foi finalizado.

- Processada: mostra que a sua declaração foi recebida e o processamento foi finalizado com sucesso.

- Em análise: sua declaração já foi processada, mas continua em análise por duas razões: a Receita Federal está esperando que você apresente documentos solicitados via intimação ou o processo de análise de documentos entregues simplesmente não foi concluído ainda.

- Retificada: sua declaração original foi substituída integralmente por uma declaração atualizada.

- Cancelada: indica que a declaração foi cancelada por você mesmo ou pela administração tributária.

- Tratamento manual: mostra que o formulário está em análise e que você deve aguardar contato.


Se após essa verificação você continuar sem entender o motivo de não ter recebido a sua restituição, alguns dos seus dados podem estar errados ou um documento pode ter gerado algum tipo de dúvida.


Nesse caso, geralmente é preciso enviar um novo formulário. Também existe a possibilidade de o seu lote não ter chegado ainda.


Gostou? Ainda está com dúvidas?


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Com informações de: https://blog.rico.com.vc/

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