• Luiza Trivelli

Como a gestão lean ajuda as empresas na crise

A pandemia do novo coronavírus afetou de forma brusca e repentina a gestão em cima dos planejamentos e estratégias idealizados pelas empresas para este ano, gerando um cenário repleto de incertezas. Com a crise do Covid-19, os cenários dos próximos meses são cada vez mais duvidosos.





Em meio a tudo isso, as empresas precisaram se reinventar e se adaptar à realidade do trabalho à distância, ou home office. Isso implicará em novos hábitos nos consumidores e funcionários, e a complexidade e dinamicidade já existentes no mundo dos negócios estão ainda mais intensas, com uma forte tendência de que se perdure a longo prazo.


Dessa forma, é preciso estar sempre se atualizando e se capacitando em modelos de gestão, para que o enfrentamento de possíveis crises seja da melhor forma possível.


Gestão e crise: princípios da gestão lean


A filosofia Lean, com sua “mentalidade enxuta”, apresenta princípios e práticas que podem ajudar a enfrentar cada um dos desafios existentes, devido ao enfoque situacional desse modelo de gestão, que identifica, em cada contexto, quais problemas precisam ser resolvidos.


A flexibilidade nos processos de desenvolvimento de produtos, produção e distribuição é extremamente importante por causa dos cenários cada vez mais voláteis, e a simplificação de processos, redução de lead times, e outras práticas que propiciam uma maior adaptabilidade são características da gestão lean.


Outro princípio da metodologia lean é o fluxo contínuo: Se o fluxo de operações de um projeto é interrompido muitas vezes, há um desperdício de tempo produtivo, além de afetar diretamente nos resultados. Assim, garantir um fluxo contínuo de atividades evita perdas dessa natureza.


A qualidade é outro princípio da gestão lean, ainda mais significante na crise. Enxugar processos e recursos não é sinônimo de perder qualidade. A otimização de recursos utilizando o mínimo necessário precisa sempre estar junto com a manutenção da excelência na entrega dos produtos e serviços.


Por fim, todos os processos da instituição devem estar sempre direcionados à geração de valor para os clientes, visando as necessidades e dores do seu público. Assim, é importante buscar uma reorganização, se necessário, do fluxo de atividades, para que potencialize esse elemento.


Escolher boas ferramentas que auxiliem a sua gestão é essencial para melhor se organizar e aumentar as chances de sucesso.


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