Coronavírus: 7 dicas práticas para vencer a crise

Com a pandemia do novo coronavírus, a crise e o impacto em nossa economia serão grandes mas a necessidade momentânea nos traz ensinamentos que levaremos por toda vida.


Dentro de muitas práticas, nós selecionamos 7 dicas importantes para que você consiga passar por esse momento delicado da melhor maneira possível. Vamos para algumas delas:


1. Use uma planilha ou aplicativo para controlar seus gastos e ganhos


É a primeira e mais importante dica, pois se não há registros também não há controle.


2. Renegocie financiamentos ou empréstimos com seu banco


Solicite uma conversa com o gerente do seu banco e peça para revisar as taxas daquele financiamento ou empréstimo feito há algum tempo. As taxas estão baixas se comparado a alguns meses ou anos atrás. Vale a pena conferir e renegociar.


3. Renegocie com seus fornecedores


Analise seu fluxo de caixa e faça o possível para que não haja necessidade de endividamento junto aos bancos neste momento. Converse com seus fornecedores, é importante que todos possam se ajudar e fazer valer a parceria.


4. Descubra onde pode cortar gastos todos os meses


Não é hora de contrair dívidas ou ter gastos supérfluos. Vivemos um momento de instabilidade e ter capital neste momento é de extrema importância. Este entendimento e sua recorrência podem trazer bons resultados no presente e principalmente no futuro.


5. Comece um trabalho extra para aumentar sua renda mensal


Agora é um bom momento pra tirar aquela ideia do papel. Que tal?


6. Este é o momento de utilizar sua reserva de emergência



Tanto a financeira quanto a emocional. Faça bom uso.


7. Fique atento às medidas do governo


Foi diferido o pagamento do DAS dos meses de abril, maio e junho para os meses de outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Só essa informação já irá te trazer um alívio no caixa de pelo menos 6% do seu faturamento nos próximos três meses.


A intenção por trás desse esforço é assegurar um futuro mais confortável, com maior segurança econômica e liberdade para transitar entre empregos sem contrair dívidas.


Quem organiza seu orçamento está também melhor preparado para lidar com emergências, sem precisar apelar para fontes caras de crédito, como o cartão ou o cheque especial.


Ao incluir o hábito de economizar em seu cotidiano, você se certifica de que não precisará pagar taxas para grandes instituições financeiras, pois conta com uma rede de proteção que pode ser acessada em caso de necessidade.


Agora que você já viu todas as nossas dicas, com certeza está mais preparado para organizar suas finanças e superar qualquer obstáculo que há de vir.


E, claro, conte sempre com a gente!


  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Se inscreva para receber todos os nossos posts :)