• Luiza Trivelli

Você sabe qual é a diferença entre PIX, TED e DOC?

Provavelmente você já tenha ouvido falar do novo meio de pagamentos e transferências que foi anunciado pelo Banco Central neste ano e ficou se perguntando qual a diferença entre um e outro.


Continue por aqui que nós vamos te explicar!





O que é Pix?

O Pix é o novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências. Você pode não acreditar, mas as transações vão ser realizadas em até 10 segundos, 24h por dia, todos os dias da semana! Desta forma, ficará mais barata a transferência de valores entre pessoas, inclusive na hora de pagar contas, recolher impostos e outras possibilidades.


O Pix, como descrito acima, terá maior vantagem em relação às outras operações bancárias. Hoje em dia, temos algumas limitações de valores, dias e horários para envio de quantias de dinheiro por TED e DOC e para pagar contas. Com o Pix, essas transações poderão ser feitas em qualquer dia e horário, ou seja, em tempo real.


Oficialmente, o Pix começará a funcionar no dia 3 de novembro e vários bancos e fintechs já começaram a se adequar para oferecer e receber o serviço. A meta é de que todo o sistema esteja funcionando por completo até o dia 16 de novembro.


O que diferencia o Pix do TED e DOC?

Todos que precisam enviar algum dinheiro nos dias de hoje de uma instituição financeira para outra podem utilizar duas opções: TED ou DOC.


TED

A sigla TED significa "Transferência Eletrônica Disponível".

É o tipo de operação onde o dinheiro é enviado para outra instituição financeira e o valor é creditado na conta de destino até às 17h do mesmo dia. Caso você faça a transferência após esse horário, ela é agendada para o dia seguinte. Inclusive, valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados.


DOC

A sigla DOC significa "Documento de Ordem de Crédito" e o dinheiro só cai na conta de destino no dia seguinte, no entanto, é possível que leve mais de um dia útil se a transferência for feita depois das 22h. É importante ressaltar que o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.


Apesar de terem algumas diferenças, tanto o TED quanto DOC somente funcionam em dias úteis. Ou seja, as transferências realizadas nos finais de semana e feriados nacionais são completadas somente no dia útil seguinte, fazendo com que na prática leve dias para ser finalizada.


Pix

O Pix irá funcionar em todos os dias do ano, 7 dias por semana e 24 horas por dia. Uma grande vantagem com relação ao TED e DOC. Todas as transações serão realizadas em tempo real, desta forma, em poucos segundos o dinheiro passará de uma conta para a outra.


Para exemplificar de forma mais prática, esse processo acontece da mesma forma nas transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento. Na maioria das fintechs, por exemplo, é possível realizar transferências entre contas do mesmo banco em qualquer dia e horário e a operação é finalizada em segundos.


Conforme informações do Banco Central, as transações do Pix poderão ser realizadas nas seguintes modalidades:


Entre estabelecimentos;

Entre pessoas;

Entre pessoas e estabelecimentos;

Entidades governamentais.


Resumindo tudo...

Assim que o Pix estiver disponível para todos a partir de novembro, teremos uma opção barata e ágil para enviar dinheiro de uma instituição para outra.


Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!


18 visualizações
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Se inscreva para receber todos os nossos posts :)